terça-feira, 22 de março de 2011

Mudança na estrutura do robô

Com base nos estudos que fiz e com a ajuda dos colegas de outros grupos e do pessoal da Robôcore, decidi mudar a estrutura de nosso robô.
Tendo em vista que se eu for usar o shield controlador de motores para Arduino, só posso utilizar 2 motores e não 4 (ou 8 no caso de usar perninhas). Mesmo que fosse montar o circuito em um protoshield sem ajuda de um controlador, programar a funcionalidade de 4 motores ou mais simultaneamente exigiria muito mais do código e do hardware (não tanto assim, mas por que não melhorar?).
Então o novo desenho do robô ficou assim:


Deste modo controlarei apenas 2 motores: Um deles ira girar na horizontal e o outro ira girar na vertical.
Parece que com este desenho o problema dos motores está quase resolvido (depois de lobotomizar o único servo que eu tinha a toa :P), pois se por algum motivo eu não conseguir fazer os servo motores girarem 360º para os dois lados terei a opção de adicionar um motor na rodinha paralela à que já possui um motor, assim o motor de uma rodinha impulsionara o carrinho para um lado enquanto o motor da outra impulsionará para o outro lado(motores DC nesse caso).

Logo vou parar de falar e desenhar, e vou por a mão na massa.
Dia 5 de abril, a professora vai organizar uma oficina na sala de aula para estarmos iniciando nosso projeto.
Antes desse dia estarei fazendo alguns testes em casa para estar preparado, provavelmente estarei postando as fotos aqui no blog.
Assim irei utilizar essa aula para tirar duvidas sobre programação com a ajuda de nosso professor de programação Daniel Couto Gatti, e sobre as leituras de campo elétrico com a professora de física Marisa Cavalcante.

Um comentário:

  1. Gostei da solução apresentada por vcs para o uso de dois motores. Certamente vai simplificar a programação. Muito bom. Parabens ao grupo!

    ResponderExcluir