quinta-feira, 10 de março de 2011

Projeto Arduino: Robô Ghosthunter

A idéia mais firme até agora, é de criar um robô "caça fantasmas”. Fantasmas à parte, é um robô que segue campo elétrico.
O robô funcionara da seguinte maneira: serão colocados 4 transistores nas pontas norte, sul, leste e oeste, que servirão de antenas para nosso robô. O robô ira se movimentar na direção da antena que recebeu um sinal de campo elétrico. Para o caso de dois campos serem detectados, o robô seguira o que tem mais intensidade mas "lembrará" do outro campo detectado.
Se o campo mais forte sumir, o robô andara alguns paços (isso é, se eu for fazê-lo com pernas) na direção do segundo campo encontrado, procurando achar um novo campo elétrico.
Material para esse projeto: Estou ainda pensando na estrutura dele, mas já consegui algumas coisas úteis: Além dos materiais que vem junto com o kit Arduino, já consegui algumas estruturas de acrílico onde o circuito (que serão as vísceras do robô) vai ficar posicionado, também consegui rodinhas (um pouco grandes), motores elétricos (pequenos e grandes) e peças de lego.

A duvida sobre a estrutura do robô é quanto ao meio de locomoção. Se for utilizar rodas estou pensando em colocá-las em diagonal, de modo que ele consiga se mover para todos os lados.

A posição das antenas tbm é fundamental para a movimentação do robô:

Do primeiro modo até da pra fazer, mas as pernas deverão ter uma estrutura mecânica que coloque um par de rodinhas no chão de cada vez, de modo que as rodinhas na posição horizontal às que estiverem se movimentando não travem o movimento. Discordando da imagem, não é bem o jeito errado, mas sim o mais complicado que talvez vou tentar fazer futuramente para deixar o robô mais interessante (se for realmente usar rodas).

Se for montá-lo com pernas, a estrutura seria a seguinte

A o motor da base levantaria a perna do robô, e o motor da perna “puxaria o corpo do robô pra frente” num movimento sistemático, parecido com o de uma aranha.
O robô na forma de aranha, deverá ter 4 pernas desse tipo.

Brincadeiras a parte estou levando esse projeto muito a sério e esperamos ótimos resultados para ele.
Essa idéia do robô ghosthunter é com base em uma demonstração mostrada em sala de aula por nossa querida professora Dra. Marisa Almeida Cavalcante (PUC/SP).
Por enquanto estou só no papel, mas em breve novidades virão. Um abraço a todos os leitores.

Um comentário:

  1. Legal a idéia de vcs.. Achei muito interessante. Vou procurar o artigo sobre o FET que vai possibilitar detectar a presença de cargas elétricas... Quanto a mecânica do robô está um pouco difícil de entender, mas sei de um professor do curso de Engenharia que pode ajudar...è o nosso professor Pardal. Chama-se prof Mario Kawano. Ele tem ideias fantasticas..

    ResponderExcluir