quinta-feira, 26 de maio de 2011

Motores elétricos

O Motor elétrico é um dos componentes do Servo motor (pode se dizer que o servo motor é um motor elétrico com algumas funcionalidades adicionais). O principio de movimentação do motor elétrico baseia-se no magnetismo.
No começo desse semestre de física, estudamos eletroímãs e força eletromagnética, por isso achamos interessante citar o funcionamento do mesmo na apresentação e estamos colocando um post aqui sobre ele:


O motor elétrico usa imas e eletro-imas como principio de seu movimento. Uma peça de metal localizada no centro do motor chamada de rotor (ou eixo) e é acoplada a umas “orelhas/asas” chamada de armadura. A armadura é uma peça de metal envolvida por bobinas de cobre que é um eletroímã (vamos explicar um pouco de eletroímã mais abaixo), essa peça é a peça roda dentro do motor e faz o motor elétrico girar.

A imagem abaixo trata-se de um esquema simples para se entender um motor elétrico, neste caso o motor está deitado com a parte que gira (eixo) apontando para você.




Próximo ao eixo existem duas terminações das bobinas chamadas de comutadores, elas estão posicionadas envolvendo o rotor, de forma a deixar um espaço diagonal vazio.
Este esquema de posicionamento do comutador foi feito estrategicamente para que o motor possa girar para os dois lados dependendo da polaridade da bobina.
São as escovas que levam energia para as bobinas e a polaridade é mutável de acordo com a posição da bateria (polaridade da fonte de energia).

Mas o segredo do movimento está nestes dois imas posicionados de forma circular nas paredes internas da armadura chamados de imas de campo.

Já que os pólos dos imas (eletroima e ima de campo) se atraem quando diferentes e se repelem quando iguais o motor elétrico usa essas forças de repulsão e atração na forma de um movimento de rotação (que lindo :D).

O gif abaixo deixa um pouco mais claro:

 
Experiência

Se nao tiver nada pra fazer tente fazer a experiência abaixo:


O traço preto trata-se de um eixo as bobinas formam um eletroíma, entenda o ima em forma de ferradura como o ima de campo, vc vera que o prego ira começar a rodar :D.
Porém há a possibilidade de ele enganchar (quando o polo negativo do eletroímã cola no polo positivo do ima de campo e vice-versa), por isso os eletroímas possuem sempre 3 polos na sua armadura (que nesse caso é o prego da imagen acima) sendo assim impossivel de ocorrer um "enrosco". Motores elétricos mais potentes, como por exemplo, o motor de arranque de um carro possuem maior número de polos.

As imagens e algumas informações foram retiradas do link abaixo (link muito bom por sinal, é recomendado ver outras coisas legais que tem lá ^^):
Howstuffworks

Nenhum comentário:

Postar um comentário