quinta-feira, 26 de maio de 2011

Ponte H

Queridos leitores, não vamos utilizar ponte H no projeto. Simplismente achamos que o entendimento desse cirquito pode ajudar a outras pessoas tbm (e claro não foje do nosso contexto, já que nossa primeira idéia era usar motores DC normais)

Como dito na postagem anterior para fazer um motor elétrico mover para os dois lados é necessário inverter sua polaridade.

Pois bem, mas se vc também é noob como projetista e quer montar um robô automático assim como o nosso, deve estar se perguntando "Como vou fazer isso sem por a mão no motor ou nos fios?!".
Após algumas conversas com o pessoal de eletrônica do laboratório de física da nosso campi (aquém aqui vai um agradecimento), descobrimos um circuito chamado Ponte H.

O nome parece ser devido ao “skemão” do circuito (assim como nas figuras do post anterior, considere a posição do motor como deitado sendo apontado para você):

Bom, com a imagem acima já deu pra deixar bem claro, mas explicando melhor: Observando as quatro chaves, dentre as chaves eletrônicas, o uso de transistores é o mais adequado. De acordo com a combinação das chaves uma tensão diferente será aplicada nas escovas do motor, alterando a polaridade do eletroímã e o movimento do motor.


Para a salvação de nós projetistas entusiastas, existe um shield para Arduino que já vem com um esquema de ponte H pronto e pode gerenciar até 2 motores elétricos, chama-se Ardumoto e pode ser encontrado no site da robocore.


As imagens e algumas informações são do link: Montagem de uma ponte h (PDF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário